FAQs

QUESTÃO?AFINAL, O QUE É COMUNICAÇÃO INTEGRADA?
RESPOSTA:

É a estratégia empresarial e as ações de comunicação e marketing sob uma mesma direção. Isto garante que sua empresa irá comunicar com uma mesma identidade; um mesmo padrão. Seu público entenderá o recado e o resultado se reverte em maior lucro.

QUESTÃO?QUAL A DIFERENÇA ENTRE IDENTIDADE E IMAGEM CORPORATIVA?
RESPOSTA:

Identidade corporativa

*Refere-se aos valores básicos e às características atribuídas a uma corporação pelos seus membros, públicos internos ou externos.

*Auto-retrato da organização. Soma de todas as formas de expressão para oferecer conhecimentos de sua natureza.

*É a manifestação tangível da personalidade da organização. Reflete e projeta a real personalidade da organização.

Imagem corporativa

*Como a organização é vista pelos seus públicos.

*Visão subjetiva da realidade objetiva (organização).

*Representação de uma dada realidade.

*Instrumento intangível de alguém.

*É a soma de experiências que alguém tem de uma organização.

QUESTÃO?QUAL A ATUAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA NA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL?
RESPOSTA:

*Objetiva conquistar simpatia, credibilidade e confiança, realizando como meta finalista, a influência político-social.

*Vincula-se aos aspectos corporativos | institucionais.

*Estabelece um conceito público para a organização.

*Difunde informações de interesse público sobre as filosofias, políticas e práticas de uma organização.

*Colabora na construção de uma imagem e identidade corporativa.

*Enfatiza a missão, visão e os valores e objetivos de uma organização.

Principais instrumentos da Comunicação Institucional:

*Relações Públicas (área principal).
*Jornalismo Empresarial.
*Assessoria de Imprensa.
*Marketing Social.
*Responsabilidade Social.
*Balanço Social.
*Marketing Cultural.
*Publicidade Institucional.
*Identidade Corporativa.
*Editoração Multimídia.

QUESTÃO?QUAL A ATUAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA NA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA/MARKETING?
RESPOSTA:

*Compreende toda e qualquer manifestação comunicativa gerada a partir de um objetivo mercadológico.

*Mensagem persuasiva elaborada a partir do quadro sócio-cultural do consumidor alvo.

Principais instrumentos da Comunicação Mercadológica:

*Marketing (área principal).
*Publicidade/Propaganda.
*Promoção de Vendas.
*Venda pessoal.
*Merchandising.
*Feiras.
*Marketing direto.

QUESTÃO?QUAL A ATUAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA NA COMUNICAÇÃO INTERNA?
RESPOSTA:

*Setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a Organização e seus empregados. Usando instrumentos da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica.

*Ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa, através do estímulo ao diálogo, à troca de informações e de experiências e à participação de todos os níveis.

*Instrumento para melhoria da gestão administrativa, dos negócios e serviços de uma organização.

Mídias Internas:

Convencionais ou tradicionais:
Circulares; Quadro de avisos; Manuais; Boletins; Jornais; Revistas; Eventos de confraternização; Vídeos.

Modernas e inovadoras:
Rádio-empresa; Teatro-empresa; Telejornal/vídeo jornal; Correio eletrônico; Intranet; Telão; Terminais de computador; Comunicação face-a-face.

QUESTÃO?QUAL A ATUAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA NA COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA?
RESPOSTA:

*Processa dentro da organização e viabiliza o sistema comunicacional.

*É fundamental para o processamento das informações no âmbito das funções administrativas.

*Permite viabilizar todo o sistema organizacional, por meio do processo comunicativo, mediante a confluência dos fluxos descendentes, ascendentes, horizontais, circulares e transversais e das redes formal e informal em toda a produção comunicativa emitida e recebida.

Principais instrumentos da Comunicação Administrativa:

*Comunicações escritas.
*Comunicações orais.
*Comunicações audiovisuais.
*Comunicações eletrônicas e telemáticas.
*Quadros de avisos.
*Murais.

QUESTÃO?O QUE É ENDOMARKETING?
RESPOSTA:

Consiste em ações de marketing voltadas para o público interno da empresa, com o fim de promover entre seus funcionários e departamentos valores destinados a servir o cliente.

Função e objetivo:

Integrar a noção de cliente nos processos da estrutura organizacional, para propiciar melhorias substanciais na qualidade de produtos e serviços. Atrair e reter o cliente interno – os funcionários – , com o objetivo de obter resultados eficientes para a empresa, atraindo e retendo seus clientes externos.

QUESTÃO?QUAL A FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA NAS ORGANIZAÇÕES?
RESPOSTA:

A comunicação deve expressar uma visão de mundo e transmitir valores intrínsecos. Não apenas para vender produtos e serviços. Deve construir uma identidade corporativa sintonizada com as novas exigências e necessidades da sociedade contemporânea.